Talvez o velho mote da Série Arquivo X esteja certo e a Verdade esteja mesmo lá fora. Contudo, a maior parte das fotos e relatos extraordinários sobre criaturas fantásticas acaba revelada como farsa ou como um engano causado por algo mais prosaico como uma carcaça ou uma ilusão de ótica. A seguir, estão listados quatro casos envolvendo supostos criaturas extraordinárias que deram o que falar:
1 - O Gollum de Cerro Azul
Em 2009, no Panamá, um grupo de adolescentes disse ter achado, nos arredores da cidade de Cerro Azul, uma criatura estranha, que saiu de uma caverna e os atacou. Em legítima defesa, os adolescentes teriam jogado pedras nele, até matá-lo.
A foto da criatura morta correu o mundo, e jornais chegaram a apelidar o ser de Gollum, em referência ao personagem de Senhor dos Anéis que vivia em uma caverna.
Infelizmente, segundo especialistas, o tal ser da foto não passava de um bicho preguiça com o corpo já em estado avançado de decomposição. Ou seja, a história sobre ter repelido um ataque alienígena a pedradas era mentira.
2 - O E.T. de Metepec
Há cerca de dez anos, um trabalhador de um rancho no município mexicano de Metepec disse ter achado em uma armadilha para roedores no local uma criatura humanoide do tamanho de um gato. Segundo esse rancheiro, ele afogou o ser, que ainda estava vivo, e chamou o patrão, que tirou fotos da estranha criatura. Tempos depois, esse patrão morreu em um incêndio que algumas pessoas acreditaram ter sido uma vingança dos alienígenas.
Já o corpo da criatura, este foi mumificado e estudado por veterinários e pesquisadores, que tentaram determinar do que se tratava. Um laboratório de Londres chegou à conclusão de que se tratava de um espécime de macaco de alguma espécie do continente americanos cujos pelos foram retirados. Submetido a um detector de mentiras, o rancheiro admitiu que tinha recebido um sagui-da-serra-escuro para empalhar quando trabalhava em um zoológico e achou interessante colocar o corpo do animal em uma das armadilhas e dizer ao chefe que tinha visto a criatura ainda viva na armadilha. O patrão, por sua vez, ligou para várias pessoas, inclusive o estudioso de OVNIs Jaime Maussan, dizendo que um E.T. havia sido capturado em seu rancho. Maussan acabou comprando o corpo e passou um bom tempo tentando provar que se tratava de um alienígena.
3 - O ser de Berwick
O que se conta é que um caçador, que preferiu manter sua identidade em segredo, e sua família estava acampando em Berwick, no estado americano da Louisiana, e deixaram uma câmera ligada no acampamento, do qual saíram por algum tempo.
Quando voltaram, não só o local estava arrasado, como tinha sido capturada em vídeo a imagem de uma criatura estranhíssima.
Houve, claro, quem denunciasse a história toda como uma farsa (ainda mais levando em conta a conveniência de uma câmera ter sido deixada ligada enquanto as pessoas estavam fora do acampamento) e o tal ser como produto da computação. Houve até quem suspeitasse que se tratava de um golpe de publicidade para promover o filme Super 8. A desenvolvedora de games Insomniac Games aproveitou para tirar uma casquinha e promover seu jogo Resistance 3, dizendo que o ser misterioso era um dos personagens do game que havia escapado.
4 - O monstro da praia
Em 2008, em uma praia do estado americano de Nova Iorque, foi encontrado um corpo muito estranho. Várias especulações foram levantadas para explicar do que se tratava. Talvez fosse um cachorro, uma tartaruga sem o casco ou... um ser de outro planeta. Não parecia nada conhecido. Segundo especialistas que analisaram as imagens divulgadas da criatura, o mais provável é que fosse o corpo de um guaxinim em decomposição. Os pelos dele teriam sido tirados pela água e a mandíbula superior estaria faltando, o que explicaria a aparência esquisita do ser.