As bactérias naturalmente presentes em sua pele crescem se alimentando de suor e células mortas da pele, produzindo o mau cheiro.
Muitas soluções naturais valem a pena quando se trata de combater chulé. Elas devem ser seguidas religiosamente durante um certo período de tempo para obter bons resultados.
Sal de Epsom
O cheiro de chulé é neutralizado com o sal de Epsom, pois ele repõe os níveis de magnésio do corpo, combatendo a acidez. Coloque meia xícara do sal em oito copos de água morna numa bacia grande e mergulhe os pés por 30 minutos. Faça isso uma ou duas vezes por dia.
Sálvia e alecrim
Ambas as plantas possuem reconhecida atividade antibacteriana, antifúngica e podem ajudar a minimizar o suor dos pés. Basta juntar 1 colher (chá) de alecrim seco com 1 colher (chá) de sálvia seca e colocá-las numa bacia grande para mergulhar os pés. Antes, encha a bacia com água quente e, em seguida, adicione as ervas. Deixe os pés mergulhados por 30 minutos – faça isso duas vezes ao dia.
Bicarbonato de sódio
O bicarbonato possui propriedades antissépticas e anti fúngicas, sendo capaz de eliminar o mau cheiro dos pés. Misture 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio, 8 copos de água quente, 1 copo de suco de limão e coloque tudo numa bacia. Feito isso, mergulhe os pés por 20 minutos. Depois, lave bem os pés com água fria e não se exponha ao sol.
Vinagre de Maçã
Acabar com o odor ruim é uma função simples para o vinagre pois ele elimina as bactérias causadoras do chulé com facilidade. Pegue meia xícara de vinagre de maçã, 5 a 8 copos de água morna e misture numa bacia grande. Mergulhe os pés duas vezes por dia, durante 15 minutos. Depois enxágue com água fria.
Chá preto
Uma ótima maneira de acabar com o odor ruim nos pés, é uma receita pouco conhecida que usa o chá preto. Junte 5 colheres (de chá) de chá preto, em 4 xícara de água quente e coloque tudo numa bacia. Ferva primeiro a água e só depois acrescente as bolsinhas de chá. Espere amornar. Deixe os pés mergulhados por dez minutos. Depois espere que a mistura esfrie e coloque-os de volta por mais 20 minutos.
Fonte: Natureba