Causado por um fungo microscópico que se reproduz por meio de partículas vivas, eles flutuam no ar externo e no ar interno de ambientes. A exposição constante a esses agentes não só é ruim para os móveis da casa, mas também pode ser prejudicial a nossa saúde.
Pessoas que sofrem com rinite, sinusite, bronquite e asma são as que mais sofrem com essa exposição. Conforme inalamos os fungos, eles penetram no corpo, encontrando assim condições favoráveis para desencadear processos alérgicos.
Óleo de melaleuca O óleo de melaleuca tem sido utilizado tradicionalmente em diversos remédios naturais, por ter propriedades antifúngicas e antisépticas. Esse óleo é eficaz no tratamento de fungos nos dedos dos pés e até para combater a acne.
Além disso, o óleo de melaleuca é eficaz no combate aos fungos causadores do mofo. Para remover o mofo da sua casa, experimente misturar uma colher de chá de óleo de melaleuca com um copo de água. Coloque essa mistura em uma garrafa spray e borrife-a nas áreas mais afetadas da casa. Deixe o líquido agir por algum tempo antes de limpá-lo com um pano.
Vinagre branco
Diversos estudos têm demonstrado a eficácia do vinagre branco para eliminar patógenos que podem ser encontrados em nossa casa, incluindo os fungos causadores do mofo. De fato, ele é capaz de eliminar até 82% das espécies de mofo.
Como o óleo de melaleuca pode ser caro, o vinagre se torna uma excelente alternativa para a remoção do fungo. Experimente colocar vinagre puro diretamente em uma garrafa spray e aplicá-lo na área afetada.
Deixe o vinagre agir por uma hora pelo menos antes de limpá-lo. Se o cheiro do vinagre estiver muito forte, coloque uma tigela com suco de limão próxima, para ajudar a eliminar o odor.
Fonte: Natureba