Algumas pessoas têm o metabolismo muito lento.
Por isso o emagrecimento se torna mais demorado e a perda de gorduras acumuladas mais difícil.
Mas existem algumas dicas que podem ajudar na aceleração do metabolismo.
Isso somado a uma boa dieta ajudará no emagrecimento, diminuição de gorduras acumuladas e ainda no bom funcionamento de seu organismo, sem contar na eficácia e rapidez de sua dieta.
• Incluir alimentos em seu dia a dia que ajudam no bom funcionamento da tireoide, glândula responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo, que por sua vez é responsável pela queima de calorias do organismo, seria um bom começo. Principalmente para pessoas que têm hipo ou hipertireoidismo, os alimentos seriam:
Fonte de magnésio: alfafa, amêndoa, maçã, pêssego, abacate, castanha-do-pará, arroz integral, salsão, figo, peixe, salsa e uva.
Fonte de cálcio: brócolis, couve-flor, couve-manteiga, semente de gergelim, lentilha, semente de girassol.
Fonte de potássio: damasco, banana, cenoura, salsa, ervilha, salmão, sardinha, espinafre, cereais integrais.
Dicas
• Não siga a mesma dieta por muito tempo. De acordo com muitos nutricionistas, seguir a mesma dieta faz o corpo se acostumar com uma quantidade de calorias e nutrientes, assim se acomodando, freando o metabolismo e o emagrecimento. Tente variar de dietas.
• Beba bastante água. Ela ajuda o sangue a levar oxigênio para os músculos, auxiliando na queima de calorias.
• O limão-galego na água ajuda a manter a aceleração do metabolismo.
• Ficar muitas horas sem comer freia completamente o metabolismo, então não deixe de comer, faça intervalos de no mínimo 4 horas.
• As refeições só de saladas têm poucas calorias, mas freiam seu metabolismo. Tente combiná-las com alimentos integrais, proteína magra e gordura boa.
• Coma frutas secas com saladas, no iogurte ou na aveia. Têm uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, carboidrato do bem, que aceleram o metabolismo, além de potentes antioxidantes.
• Nos lanches, dê preferência a frutas secas, um punhado de amendoim, uma barra de cereais ou um iogurte desnatado.
• Para controlar a fome, tome um prato de sopa de legumes uma hora ou duas antes do jantar.
• A combinação de alimentos picantes com amargos pode tonificar o baço, órgão responsável pelo metabolismo energético, dizem os orientais.
• Para o lanchinho da manhã e da tarde, dê preferência as frutas ácidas, como laranja, limão, tangerina e abacaxi, que são diuréticas e diminuem a retenção de líquidos.
• Evite cereais de milho e arroz, dê preferência aos ricos em fibras, grãos integrais e aveia.
• Quando for comer, comece pelas saladas, elas darão a sensação de satisfeito e você comerá menos dos outros alimentos.
• Os melhores alimentos que ajudam ao metabolismo são pimenta vermelha, gengibre, vinagre de maçã, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó, aspargos, vegetais fibrosos como brócolis, acelga e couve, gordura de coco, produtos derivados do cacau, alimentos fontes de ômega-3 (bacalhau, salmão, arenque, sardinha, anchova) e fontes de ácido linoleico conjugado (nutriente encontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).
• Nabo, rúcula, cebola e gengibre são capazes de aumentar o calor no interior do organismo e por isso estimulam o metabolismo.
• Os chás verde e branco são considerados os melhores, de acordo com a cultura milenar oriental. Eles têm substâncias desintoxicantes, antioxidantes e termogênicas, ou seja, ajudam na aceleração do metabolismo e retardam o envelhecimento das células.
• O colágeno, seja em pó, cápsulas, líquido, contido em alimentos, pode ajudar não somente na aceleração do metabolismo, como também é uma importante proteína, que fortalece as fibras da pele, evitando a flacidez.
• Vinagre de maçã ajuda o fígado a promover a desintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos e pratos ricos em gordura.
Tente esta “poção” aliada a uma boa dieta:
Em um copo, coloque uma colher de sopa de vinagre de maçã, adicione uma colher de sopa de mel de abelha, complete com água destilada ou filtrada.
Tome antes das principais refeições.
O vinagre de maçã também pode ser tomado apenas com água e adoçante, mas puro somente em saladas.
Bons carboidratos: alimentos integrais e à base de fibras.
Fontes de gorduras boas: castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão, pistache, azeite de oliva extravirgem, abacate, semente de abóbora, gergelim e girassol.
Evite: manteiga, chantili, bacon, linguiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada.