sábado, 28 de outubro de 2017

7 características corporais que pouquíssimas pessoas possuem

A variedade humana, física, mental e cultural, é impressionante. Ainda assim, alguns indivíduos apresentam características tão surpreendentes que parecem alguém saído de um gibi (ou filme ou desenho animado) dos X-Men, os heróis mutantes dotados de interessantes (e raras) habilidades e características. Entre as características físicas compartilhadas por poucos seres humanos, estão as listadas a seguir:

1 - Fístula pré-auricular

Um buraquinho que pode aparecer em uma das orelhas do indivíduo ou até nas duas. Apenas 5% da população apresenta essa fístula e acredita-se que seja um remanescente de ancestrais que tinham brânquias.

O buraquinho surge ainda no período fetal.

2 - Ossos praticamente inquebráveis

OK, esse parece mais com um superpoder. O gene LRP5 é responsável pela mineralização dos ossos. Uma mutação dele é responsável por um tio de fragilidade óssea. Estudando o assunto, os cientistas descobriram que também há uma mutação desse geme que é responsável por ossos muito bastante densos, muito fortes, quase inquebráveis.

3 - Sangue dourado

Não, o sangue dessas #pessoas não é literalmente dourado - mas é quase tão raro como se fosse. O sangue dessas pessoas não tem antígeno nenhum na superfície de suas hemácias - seu Rh é, portanto, nulo. Isso é diferente de ter Rh negativo - essa condição é compartilhada por cerca de quinze por cento da população e se refere á ausência de apenas uma das proteínas do sistema Rh.

Até hoje, apenas quarenta pessoas com esse tipo de sangue foram identificadas.

4 - Músculo palmar longo

Teoriza-se que o músculo palmar longo seja um resquício dos tempos em que os ancestrais dos seres humanos viviam em árvores. Sua ausência não interfere na força ou na movimentação do indivíduo. Para um saber se ela possui esse músculo, basta juntar o dedo mínimo e o polegar - a presença do músculo é indicada pelo aparecimento de um ligamento no antebraço.

5 - Quimerismo genético

O quimerismo genético acontece quando há mais de um conjunto de DNA no organismo. É causado pela fusão ainda no útero de dois embriões, formando um só indivíduo carregando material genético de ambos. Os sinais mais comuns dessa condição são a heterocromia ocular (olhos de cores diferentes) e pele apresentando cores diferentes, parecendo um mosaico.

6 - Pouca necessidade de sono

Os políticos britânicos Winston Churchill e Margareth Thatcher e o artista espanhol Salvador Dalí estão entre as figuras conhecidas mundialmente que precisavam de pouquíssimo sono.

A condição está ligada a uma mutação do gene DEC2.

7 - Colesterol baixo apesar de praticamente qualquer coisa que aconteça

O gene PCSK9, que se encontra no cromossomo número 1 humano, dirige a produção de uma proteína que regula a quantidade colesterol no sangue. Uma mutação desse gene permite faz com que seus portadores tenham níveis de colesterol baixíssimos - e um risco noventa por cento menor de desenvolver problemas cardíacos que as outras pessoas. Sim, o superpoder delas é poder comer sem medo de ser feliz outro Big Mac com fritas.