A sálvia é uma erva de talo fino, folhas com uma cor verde acinzentada e uma flor violeta. A planta é nativa da Europa, mas pode facilmente crescer em qualquer lugar.
Existem quatro tipos de sálvia. No passado, essa erva era considerada sagrada devido ao seu uso bem-sucedido no tratamento de diferentes doenças.
A sálvia possui substâncias como saponinas, enzimas antibacterianas, estrogênio, vitaminas B e C, óleos essenciais, bem como potássio e outros minerais que podem melhorar o quadro geral da sua saúde.
Para termos uma ideia do poder de cura da sálvia, veja alguns dos poderosos efeitos que ela pode nos trazer:
-Equilíbrio do sistema nervoso;
-Melhora na circulação;
-Diminui a fadiga;
– É um ótimo remédio para a anemia;
-Tem poderosas propriedades adstringentes;
-Alivia problemas digestivos, como diarreia;
-Alivia os sintomas da menopausa;
-Regula os níveis de açúcar no sangue;
-Cura úlceras e feridas;
-Protege a mucosa vaginal;
-Evita a retenção de líquidos e trata a cistite;
– Trata a maioria dos problemas bucais;
-Tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias;
– Por aliviar os sintomas menstruais, a sálvia é conhecida como a “erva feminina”.
Com tantos benefícios, saber como usar a sálvia é importantíssimo, especialmente para tratar problemas mais corriqueiros de forma mais natural. Por isso, aprenda como usar a sálvia em cada caso.
PROBLEMAS NA GARGANTA E NAS GENGIVAS
Prepare uma panela de chá de sálvia e deixe esfriar. Basta gargarejar o chá três vezes por dia para aliviar infecções de garganta e doenças de gengiva.
TRATAMENTO PARA SUOR EXCESSIVO
Misture cinquenta gramas de sálvia seca em meio de um litro de álcool 70%. Deixe em fusão por uma semana, sacudindo-o ocasionalmente todos os dias. Após esse período, consuma 50 gotas da mistura todo dia.
TÔNICO DIGESTIVO E CICATRIZANTE
Para cada colher de chá de sálvia use uma xícara de água fervente para fazer o chá. Beba três vezes ao dia para tratar problemas digestivos e melhorar sua capacidade de cicatrizar feridas.
CHÁ PARA PROBLEMAS GINECOLÓGICOS E DO SISTEMA NERVOSO
Coloque quatro gramas de sálvia seca em uma xícara de água fervente. Após esfriar, consuma regularmente para combater problemas ginecológicos e distúrbios do sistema nervoso.
TRATAMENTO DE REUMATISMO
Se você está sofrendo desses transtornos e tiver uma banheira em casa, encha a banheira com água quente e coloque dois punhados de folhas de sálvia. Relaxe por 15 minutos. Repita o procedimento de 2 a 3 vezes por semana.
CICATRIZANTE NATURAL A BASE DE SÁLVIA
Misture mel à solução de sálvia usada para tratar suor excessivo (sálvia e álcool 70%) e aplique essa solução em feridas para melhorar a cicatrização.
INFECÇÕES DE FUNGOS NA PELE
Caso tenha uma banheira, relaxe em banho de sálvia de 2 a 3 vezes por semana para aliviar infecções de fungos na pele.
TRATAMENTO PARA A ARTRITE
Esfregue as articulações dolorosas com óleos essenciais de sálvia para aliviar a dor e tratar os sintomas da artrite.
AVISO: Tenha em mente que sálvia não pode ser usada no primeiro trimestre de gravidez, pois pode prejudicar a formação do feto. Também é aconselhável evitar o uso da sálvia em caso de amamentação, pois pode inibir a produção de leite. Além de mulheres grávidas, pessoas com problemas renais também devem evitar usar a sálvia.
Fonte: Natureba