sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Você já acordou no meio da noite e não conseguiu se mover? Saiba o que aconteceu

Estes sintomas decorrem de um fenômeno do sono chamado paralisia do sono.


Antes de mais nada, é necessário que todos saibam que a paralisia do sono acontece a todos que dormem, o corpo fica muito tempo parado e as pessoas, geralmente, se movem pouco quando possuem um sono tranquilo. O problema ocorre quando o corpo continua paralisado, a pessoa acorda e não consegue se mover. A maioria das pessoas já passou por isso pelo menos uma vez.

Então, a pessoa que está passando por isso também tende a ter alucinações e essa é a pior parte. É só imaginar que alguém acorda, mas o corpo não reage e nenhum comando e, ainda por cima, sente, por exemplo, uma presença estranha de algo completamente fantástico em meio ao seu próprio campo de visão.

Certamente é algo muito assustador. Quando a pessoa é supersticiosa, pode acreditar realmente ocorreu algo sobrenatural naquele momento.

Apesar disso, algumas pessoas confundem esse estado real com um sonho e vão alegar algo do tipo “tive um sonho onde não conseguia me mover”, sendo que isso realmente aconteceu. Os principais #Sintomas são a imobilidade e a percepção.

No primeiro, a pessoa não consegue ter o menor controle sobre o corpo, pois, o cérebro pensa que a pessoa ainda está dormindo e não “liga” os sensores. Então, não há controle sobre olhos, boca e nem respiração, o que pode causar extrema angústia. Aí entra o segundo sintoma, que é a percepção, que, aliada ao sentimento de medo e angústia da pessoa, a fará sofrer alucinações.

Essas alucinações tendem a ser impressionantes, pois, toda a carga emocional vivenciada pelo paciente irá fazer com que ele não consiga sequer diferenciar o que é real do que não o é.

Podem ser em forma de sons estranhos e amedrontadores, cheiros estranhos, visões.

Além disso, há pacientes que relatam ter a impressão de que alguém o está pressionando, como se tivesse um peso em cima de si, ou uma presença estranha. Ainda há quem sinta estar flutuando fora do corpo, e também ouvindo terríveis gritos femininos. Mas, as alucinações também podem se manifestar com uma intensa sensação de sufocamento, onde o paciente não consiga ou tenha grande dificuldade para respirar, um episódio que pode durar segundos e até vários minutos.

Vários podem ser os fatores que causam esse distúrbio, que os cientistas atribuem a quem sofre de narcolepsia, condição que faz as pessoas terem distúrbios no sono e até mesmo não conseguirem resistir a ele. Também contribuem os baixos índices de hormônios e aminoácidos específicos, como melatonina e triptofano.

Os estudos apontam que toda pessoa passará por essa situação pelo menos uma ou duas vezes na vida, mesmo sem apresentar quadros de estresse ou possuir uma rotina extremamente irregular de sono. Ao redor do mundo, as culturas possuem várias interpretações sobrenaturais para a #paralisia do sono. Por exemplo, no Oriente é atribuído a fantasmas, nos países europeus acreditam ser causados por bruxas e, nos Estados Unidos, muitos afirmam ver extraterrestres.