quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

6 produtos que você nunca compraria se soubesse de que são feitos

Ao famoso líder germânico Bismarck, costuma-se atribuir equivocadamente a observação segundo a qual quem gosta das leis e de linguiça não deve verificar como esses produtos são feitos na realidade. Algo análogo pode ser dito sobre alguns produtos que parecem dever seu sucesso no mercado quase exclusivamente à falta de vontade das pessoas de verificar como eles são feitos e em consequência se horrorizar com os ingredientes usados.

A seguir, estão listados e comentados alguns produtos que os consumidores provavelmente não sabem como são feitos (para a alegria dos fabricantes):

1 - Torta de maçã

As proteínas, como bem sabe quem ainda não se esqueceu das aulas de Biologia, são os blocos formadores das proteínas, que estão entre os principais componentes do corpo humano.

O aminoácido L-cisteína é acrescentado as tortas de maçãs, por exemplo, no McDonald’s. Até aí nada de sinistro, mas o meio de obtê-lo pode deixar algumas pessoas um tanto indispostas: a versão sintética da L-cisteína pode ser feita a partir de penas de ganso dissolvidas em ácido.

2 - Nuggets

Entre as carnes de frango trituradas para formar a massa de carne dos nuggets, podem aparecer partes de ave nada desejáveis, como bicos, unhas e cartilagens. Nesse caso, acabam todas no produto também, mesmo que o consumidor ache que está comendo só o que o frango tem de melhor e mais gostoso.

3 - Perfume

Este ingrediente exótico já foi até mesmo tema de desenho do marinheiro Popeye: trata-se do âmbar-gris, que é regurgitado pela baleia, mamífero aquático no intestino do qual ele é produzido. O âmbar-gris é um fixador de fragâncias bastante prezado pela indústria de perfumes.

Apesar de haver substitutos sintéticos e de o cerco à caça às baleias ter dificultado um bocado sua obtenção, ele ainda é desejado o bastante para chegar a custar dezenas de reais por grama seu.

4 - Sorvete de baunilha

Nem sempre o aroma de baunilha característico de certos produtos é causado pelo uso de baunilha. Às vezes, ele é produzido por algo obtido do reino animal, não do reino vegetal. O castóreo é uma secreção produzida por glândulas localizadas perto do ânus do castor. Ele serve para engordurar o pelo do animal, impermeabilizando-o.

5 - M&M

O famoso doce, que, segundo se gaba a propaganda, derrete na boca de quem o come, não na mão, deve sua aparência brilhante e atraente a uma substância extraída da fêmea de besouro que também é usada na produção de certos tipos de verniz.

6 – Vinhos e cervejas

A ictiocola, extraída das bexigas natatórias de peixes como o esturjão e o bacalhau, é usada em algumas cervejas e em alguns vinhos por sua capacidade de apressar o processo de clareamento e filtração dessas bebidas alcoólicas.

Fonte: BlastingNews