segunda-feira, 30 de julho de 2018

8 coisas que acontecem quando você toma banhos frios

Se você é como a maioria, deve achar a idéia de tomar banhos com água fria nada prazerosa. De fato, estamos tão acostumados em tomar banho com água mais quente, que só notamos sua ausência quando ela por algum motivo acaba!
=======================================
O banho quente além de ajudar a aquecer o corpo, é incrivelmente relaxante, sendo esse um dos seus principais benefícios. Mas você já parou para pensar se existe algum benefício em tomar banhos frios?

É o que vamos explorar no vídeo de hoje… Confira os benefícios para seu corpo e saúde ao se tomar banhos frios:

Resultado de imagem para 8 coisas que acontecem quando você toma banhos frios

Te deixa mais Alerta
Se você costuma acordar se arrastando e se sentindo sonolento pela manhã, experimente tomar um banho frio. Ao entrar em contato com a água fria, esse choque de temperatura causa uma reação em nosso corpo. Nossa respiração se torna mais profunda, o que aumenta nossa oxigenação. Além disso, os batimentos cardíacos se elevam para equilibrar a temperatura corporal, o que aumenta a circulação e nos mantêm mais ligados e alertas durante o dia.
=======================================
Ajuda a queimar gordura
Banhos frios podem ajudar a perder peso de uma maneira nada convencional. Nosso corpo possui dois tipos de gordura, a branca e a marrom. A branca é aquela que se acumula no corpo em regiões como o pescoço, coxa, cintura e costas. Ela surge principalmente porque ingerimos calorias em excesso. Já a marrom, conhecida como gordura boa, é responsável por gerar calor e manter nosso corpo aquecido. Estudos demonstram que a exposição ao frio pode ativar essa gordura e consequentemente aumentar seu gasto calórico. Isso significa que, uma pessoa pode perder até 4 quilos em um ano se manter essa prática regularmente.

Melhora a pele e cabelo
Você já deve ter percebido durante o inverno, que após banhos muito quentes, o cabelo e a pele acabam ficando mais ressecados. A água fria por sua vez tem a capacidade de selar as pontas dos fios de cabelo e fechar os poros da pele, impedindo que fiquem entupidos.


=======================================
Melhora a imunidade
Uma das melhores maneiras de obter os benefícios do banho frio, é através da mudança repentina da temperatura da água. Conhecido como banho de contraste, consiste em iniciar o banho com água morna e depois de alguns minutos alterar a temperatura da água repentinamente para fria. Cientistas acreditam que esse tipo de banho gera um aumento de células do sistema imunológico que combatem doenças.

Melhora a circulação
Como explicamos anteriormente, a água fria em contato com a pele gera um choque para o corpo que reage aumentando o batimento cardíaco, o que promove uma maior circulação sanguínea. Além disso, o contraste de temperatura da água promove um bombeamento mais eficaz de sangue através das artérias, o que tem um impacto positivo na nossa saúde em geral.

Combate a depressão
Você deve estar imaginando, como será que o simples fato de tomar um banho de água fria pode influenciar nosso humor e até combater a depressão? Nossa pele possui receptores de frio que, quando em contato com água em temperaturas mais baixas, ocasionam o envio de impulsos elétricos para o cérebro, produzindo assim um efeito anti-depressivo e uma melhora geral no humor. Um estudo realizado em 2008 demonstrou ainda que esse tipo de banho produz um efeito analgésico e que não causa dependência.

Músculos se recuperam mais rápido
Você já deve ter visto atletas tomarem banhos de gelo após um treino intenso, para aliviar as dores musculares. Mas não é preciso ir tão baixo para obter esses benefícios. Estudos demonstraram que até mesmo um banho frio pode aliviar as dores e melhorar a recuperação muscular.

Alivia o estresse
Entrar no chuveiro enquanto a água está fria, faz com que nosso corpo passe por um certo tipo de estresse que, com o tempo, pode aumentar nossa tolerância não só ao estresse, como a doenças. Um estudo demonstrou que a exposição ao frio reduziu os níveis de ácido úrico nos participantes, composto esse ligado ao surgimento de diversas doenças. No estudo também se notou um aumento nos níveis do corpo de glutationa, uma importante enzima antioxidante, que age como antiinflamatória e como purificador natural do sangue.

Agora que você sabe todos os benefícios do banho frio, vamos te ensinar como colocá-lo em prática. Se você já leu algum dos livros do James Bond, deve ter percebido que ele tomava banho de uma forma diferente.

Ele começava tomando um banho com água quente, depois baixava a temperatura para o mais fria possível.

Conhecido como James Bond Shower, você pode aderir a rotina de banho do agente secreto, alternando entre água quente e fria a cada 20 ou 30 segundos.

Quando começar a se acostumar com essa mudança de temperatura, que tal se aventura num banho frio?

Fonte: Natureba