sexta-feira, 14 de setembro de 2018

Elevador do futuro - além de subir e descer, ele também anda de lado!

Elevador do futuro - além de subir e descer, ele também anda de lado - Capa

elevador foi uma grande revolução na nossa vida, remodelando nossas cidades e permitindo que construíssemos prédios cada vez mais altos.



Com certeza o mundo seria um lugar bem diferente sem a invenção do elevador, afinal a verticalização das grandes cidades permite abrigar muita mais gente por metro quadrado, e se contássemos só com escadas, nossos prédios não poderiam ter mais do que 6 andares, em média, o que significa que as cidades se expandiriam muito mais horizontalmente.

Primeiro elevador do mundo de 1854

Mas embora essa invenção tenha sido revolucionária, temos a impressão que pouca coisa mudou desde 1854,quando o elevador foi inventado, afinal ele continua apenas subindo e descendo, sem grandes novidades.





Para acabar com esse marasmo, a Thyssenkrupp lançou recentemente a primeira unidade de um elevador chamado de 'Multi', que não opera com cabos e além de subir e descer também pode se movimentar para os lados.

Novo elevador Multi da Thyssenkrupp - Img 2

Talvez você nunca tenha pensado nisso, mas se além de se movimentar subindo e descendo, se um elevador também puder se movimentar lateralmente, poderá revolucionar a maneira como vivemos nas grandes cidades novamente: edifícios vizinhos poderiam se comunicar, estações de trem ou metrô poderiam ser conectadas e shoppings centers seriam muito mais acessíveis.




O novo modelo de elevador da Thyssenkrupp deve ser inaugurado no novo prédio Rottweil em Berlin, na Alemanha que será sede da 'OVB Real Estate'. E além de todos os pontos positivos que já falamos, segundo a empresa o novo elevador ainda consome menos energia e requer menos espaço nos edifícios, aumentando a área útil da construção.

Novo elevador Multi da Thyssenkrupp - Img 1

Agora é só esperar pra ver se esse "elevador do futuro" vai mesmo dominar as grandes cidades. E o mais estranho nesses casos, é que saberemos se tudo deu certo caso ele se torne algo tão natural que normalmente passa até despercebido!