Algumas invenções são inacreditáveis, e mesmo não tendo uma aplicação prática clara, nos fazem desejá-las mesmo assim.
Esse é exatamente o caso dessa bizarra "areia líquida" que na verdade não leva nem uma gotinha d'água sequer!
Sim, é isso mesmo: apesar de se parecer muito com uma areia movediça, a areia se torna fluida por um processo completamente diferente, e pra isso não foi usada absolutamente nenhuma água no processo, apenas ar.
Funciona mais ou menos assim: ao se injetar ar entre os grãos de areia diminuímos o atrito e o peso do material, que se torna mais fluído. Com o ar ligado, a areia se comporta quase como um líquido, mas assim que o fluxo de ar é desligado ela volta a ser uma "areia normal".
Mark Rober é um ex-engenheiro da NASA que ficou intrigado pelo efeito fluido da areia e tentou reproduzir uma ideia que na verdade não é nova.
O problema é que, segundo ele, simplesmente não existia nenhum tutorial sobre esse tipo de inventoem nenhum lugar, e ele teve que pesquisar tudo do zero.
Mark disse que foram necessárias mais de 25 tentativas até que sua piscina de areia funcionasse de verdade, e agora que ele descobriu o segredo, qualquer pessoa com muita paciência, talento pra construção e algum dinheiro para gastar pode ter uma piscina de areia fluída!