A mulher se motivou a procurar um médico quando o problema se tornou verdadeiramente insuportável. Seus olhos estavam vermelhos e assim permaneciam.
Na consulta, os médicos ficaram surpresos quando descobriram a causa do problema. As pestanas de Xu estavam lotadas de ácaros. A equipe médica, a princípio, sequer tinha uma explicação para determinar como tantos ácaros foram parar ali. Até que eles souberam que ela não lavou os seus travesseiros por cinco anos.
A chinesa explicou aos oftalmologistas que ela conviveu tanto tempo com a coceira e a vermelhidão que se acostumou com isso. Ela não fazia ideia de que a situação havia chegado a tal ponto. Havia mais de 100 ácaros nos olhos de Xu. A mulher lidava com o desconforto aplicando colírios – sem receita médica.
Os médicos descobriram também que o problema não se resumia unicamente aos travesseiros. A má ventilação do quarto contribuiu com a causa. Esses fatores fizeram com que os ácaros se proliferassem.
Xu foi diagnosticada com conjuntivite e blefarite (uma inflamação nas pálpebras) e logo iniciou um tratamento, que não tardou para ser suscetível.
A história da chinesa foi compartilhada em jornais locais a seu pedido, pois ela gostaria que seu caso servisse de alerta para outras pessoas. Nunca ignore qualquer implicação em seus olhos.