Poucas plantas são tão surpreendentes como as Urtigas, uma planta muitas vezes desprezada mas recheada de benefícios e um sabor inesperado.
É uma planta com utilização medicinal milenar, com utilizações em tinturas, chás (alivia sintomas de alergias e o chá de sementes para tratamentos de pele) e também servida à mesa. É um super-alimento muito rico em minerais como Ferro, Cálcio, Magnésio – muito recomendado em situações de anemia.
Uma sopa de urtigas começa com a colheita. Use umas luvas bem reforçadas e apanhe um bom ramo de folhas de urtigas (sem flor) e guarde num saco. Em casa separe as folhas, deite fora os caules e coloque as folhas em água a ferver (a água quente elimina os “picos” das urtigas). Deixe numa taça com a água quente um bom bocado e comece a preparar os restantes ingredientes!
Sopa de urtigas
Ingredientes:
2 molhos de Urtigas frescas (200g aproximadamente, de folhas)
1 Alho Francês
3 batatas (médias)
1 cebola
1 nabo (pequeno)
Azeite
Tomilho q.b.
Sal e pimenta q.b.
1L Água
Comece um refogado com azeite e cebola, quando alourar acrescente o alho francês, a batata e o nabo cortados, tempere a gosto com tomilho, sal e pimenta; deixe cozinhar durante 10 minutos e adicione as urtigas. Cozinhe durante mais 10 minutos, pode passar a sopa antes ou depois de adicionar as folhas e sirva!
Bom apetite!
Fonte: Curanatural